terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como cuidar das suas jóias?


Como devo cuidar das minhas joias?
A pergunta é simples, no entanto, existem muitas possíveis respostas porque temos diversos tipos de joias. Abaixo uma relação de algumas situações e suas respostas.


Posso guardar diversas joias com diferentes tipos de pedras juntas?
Não, por favor não faça isto. Para cada tipo de pedra, um compartimento diferente dentro do seu porta-joias. No entanto se for um diamante, cada joia deve ser posta em um compartimento isolado. A única pedra capaz de danificar um diamante é outro diamante, portanto devem ser guardados separados. As pedras possuem diferentes durezas e o manusear do porta-joias fará com que as peças batam umas nas outras causando "nicks" nas pedras, ou pequenas "quebradinhas" e "trincadinhas" o que fará sua joia despencar nas futuras avaliações. 



Como cuidar das pérolas?  
Pérolas são gemas orgânicas, são resultado de uma pequena inflação causada dentro de uma concha por um grãozinho de areia, que vai sendo recoberto pelo nácar, que é o que dá o efeito acetinado da pérola. Mesmo quando ela é retirada da natureza ela continua viva, portanto deve ser guardada em local arejado, mas longe da umidade e da luz. 
Ao passar perfumes, espere ao menos 20 minutos para colocar joias com pérolas, pois perfumes são produtos químicos e podem abrasar e corroer o nácar da sua pérola. Nunca molhe a sua joia de pérolas, embora ele tenha sido retirada da água do mar ou rio ela não deve ser molhada, pois ao ser manuseada para virar uma joia ela foi furada e se você a molhar ela nunca secará por dentro, perderá o seu brilho e amarelará; resultado da água em sua furação. A cada 2 ou 3 anos procure uma joalheira ou joalheiria de confiança e peça para fazerem a re-enfiação do seu colar de pérolas, assim elas se renovarão e o fio de seda antigo dará espaço à um novo, deixando sua joia ainda mais bonita.



Posso ferver minhas joias com algum produto?
Nunca. As joias que você pretende limpar devem ser entregues à uma joalheiria ou joalheiro de confiança que fará a limpeza da forma correta.
Nunca ferva suas joias, pois o choque térmico fará com que suas pedras estourem, estragando a peça.



Nenhum comentário:

Translate

Pesquisar este blog