segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pulseiras do Amazonas

Pulseira de Palha de Arumã, Poder da Floresta Amazônica.
Pulseiras feitas de palha de arumã, elas são trançadas por índias da tribo Waimiri Atroari, é um artesanato desenvolvido por mulheres desta tribo, não tem nem começo nem fim, o início da trança é encaixado no final e você vai vestindo formando a leminiscata, que é o símbolo do infinito. Gente olha aí a sabedoria ancestral.
As mulheres tecem as pulseiras para que os homens as usem uma em cada pulso ao sairem para a caça, pois o retorno da corda do arco e flecha não machucará o pulso caso ele esteja protegido com a pulseira e aqui vai um significado mais espiritual, ao vestí-la formamos o símbolo do infinito. Infinito é o espírito humano, caso algo de mal aconteça na mata o espírito viverá para sempre. E por que só as mulheres trançando? Porque elas geram vida em seu ventre, elas tem a íntima relação com o recebimento de um novo espírito na mãe terra.
Um pouco da história:
Durante a construção da BR 174 o exército tratou de quase dizimá-los e a interferência em suas terras não parou por aí, elas também foram alagadas pela construção de uma usina e invadidos por mineradores. Hoje muitos aqui nas grandes cidades reclamam dos índios e dizem que é um absurdo eles colocarem pedágios em suas terras, mas será que eles estão errados em querer controlar a entrada de gente mau caráter em seu território? Eu acho que não! Esta é minha opinião, cada um toma a sua.
Etnia: Waimiri Atroari
Família Lingüística: Karib
Auto Denominação: Kinja
Localização: Norte do Amazonas e Sul de Roraima - Brasil

http://www.waimiriatroari.org.br/

Há mais de 15 anos eu vendo as pulseiras de palha de arumã da tribo Waimiri Atroari, porque esta é a forma que encontrei de ajudar este povo, de falar deles, de contar sua história, a minha interferência no trabalho deles está apenas em colocar os pingentes em ouro e pedras preciosas brasileiras. Eu mesma uso duas destas peças há 15 anos ininterruptamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

A história é linda, sempre que escuto de você fico imaginando elas tecendo...eles usando...e as suas tem um toque a mais né?!

Translate

Pesquisar este blog